Blog

Notícias HBB

  • 02/03/2023
  • Hospital Bruno Born sobe quatro posições e é um dos melhores do Brasil

    Ranking mundial feito pela revista Newsweek volta a apontar instituição como a melhor do país em cidades com menos de cem mil habitantes

    É tri! Pelo terceiro ano consecutivo, o Hospital Bruno Born figura na lista dos 100 melhores do Brasil. E em 2023 com resultado ainda melhor: subiu quatro posições, passando da 95ª para a 91ª, mas com uma nota muito mais alta do que no ano passado – 66,59% em 2022 contra 74,71% em 2023.

    O grande diferencial deste ano é que o ranking foi ampliado para 113 instituições, e foram acrescidos diversos itens na amostragem. Para se ter uma ideia do progresso, se em 2022 do HBB tivesse a nota deste ano, teria ficado em 33º no país.
    O índice acaba também por sedimentar a posição do hospital lajeadense como o melhor do país entre cidades com menos de cem mil habitantes e fora de região metropolitana.

    No Rio grande do Sul, o HBB está na 12ª colocação, atrás apenas de hospitais de grandes cidades, como Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo.

    Outro destaque deste ano foi a presença do HBB no indicador PROMs, que mede a qualidade de vida dos pacientes pós-atendimento no hospital.

    O Diretor Executivo da instituição, Cristiano Dickel, explica que o HBB desenvolve este trabalho em uma área dentro do setor de Cardiologia, na Hemodinâmica. Após três meses do atendimento, profissionais contatam a pessoa que foi atendida e realiza uma pesquisa para saber sobre sua nova qualidade de vida. O Hospital Bruno Born é o segundo do Estado e o 15º do país a realizar esta análise.

    “Nosso objetivo é expandir o PROMs dentro da cardiologia e também para outras áreas, como Oncologia e Neurologia a fim de medir como estas pessoas estão após sua alta”, informa.

    “Só temos a comemorar este resultado. Nos sentimos gratificados em subir tanto nossa nota. Agradecemos toda a equipe do HBB, o Corpo Clínico, os parceiros, a comunidade, por essa conquista que é de todos”, diz Dickel.

    O presidente do HBB, João Batista Gravina, também comemora o resultado e reforça que a intenção é manter os bons resultados, sempre olhando para o paciente e para a qualidade do trabalho oferecido. “Somos um hospital da comunidade, que não visa lucro e que, mesmo assim, se destaca em índices como estes. Agradecemos o empenho de todos e reforçamos que nosso objetivo maior é e sempre será oferecer o melhor tratamento e os melhores cuidados a quem precisar da gente.”

    Sobre o ranking

    O ranking feito pela revista semanal norteamericana Newsweek, a segunda maior dos Estados Unidos, avaliou 2,3 mil hospitais de 28 países.

    O HBB é o único gaúcho da lista em cidades com menos de cem mil habitantes.

    Os pesquisadores afirmam que as instituições presentes no levantamento têm capacidade contínua de oferecer atendimento da mais alta qualidade ao paciente.

    A lista completa está em https://www.newsweek.com/rankings/worlds-best-hospitals-2023

    As listas são baseadas em três fontes de dados:
    • Recomendações de especialistas médicos (médicos, gerentes de hospitais, profissionais de saúde)
    • Resultados de pesquisas com pacientes
    • Indicadores de desempenhos médicos em hospitais

     

    Tempo médio de espera
    no Atendimento 24h:

    30min
    Última atualização: 02/03/2024 01:00:01