Pacientes e visitantes

Guia do Acompanhante

Acessos de entrada e de saída

O acesso dos acompanhantes e visitantes deve ser através da Central de Visitas, das 6h às 20h, tanto para entrada quanto para a saída. A entrada é pela Avenida Benjamin Constant, após este horário o acesso se dará pelo setor de Emergência, pelo endereço Rua Carlos von Koseritz. O uso do crachá fornecido é obrigatório durante a permanência no hospital.

Regras gerais

  • Acompanhante: é toda pessoa responsável pelo paciente. A sua rotatividade não é recomendada.
  • Necessário apresentação de documento com foto para acompanhantes e visitantes.
  • A permanência mínima na instituição é de 3 horas, sendo permitido 3 trocas de acompanhante por dia, uma em cada turno.
  • Não recomendamos que o acompanhamento dos pacientes ocorra por gestantes, idosos acima 65 anos, crianças, menores de 18 anos e pessoas imunodeprimidas.
  • Visitante: é toda pessoa que realiza visita social ao paciente, recomendamos que a visita seja realizada no período das 6h às 20h. Se necessário outro horário a família deverá combinar com a equipe de enfermagem.
  • Visitas de menores de 18 anos devem ser acompanhadas por um adulto responsável.
  • O Hospital recomenda a permanência no quarto do paciente, evitando a circulação pelos corredores da instituição.
  • A quantidade de visitantes permitidos varia de acordo com a acomodação e área de internação.
  • O paciente internado tem autonomia quanto ao gerenciamento de suas visitas, bem como às liberações e restrições que achar pertinentes.

Nutrição

Alimentação do Acompanhante SUS

  • Se o paciente tiver mais de 60 anos e menos de 12 anos de idade e/ou prescrição médica, o acompanhante tem direito ao café da manhã, almoço e jantar.

Alimentação do Acompanhante Convênio

  • Será ofertado refeição conforme critérios do seu Plano de Saúde (Convênio). Mais esclarecimentos podem ser solicitados junto à Internação.

Regras de boa convivência para acompanhantes

  • Favor respeitar o silêncio evitando conversas em tom de voz elevada e volume excessivo dos aparelhos de rádio e televisão.
  • Em caso de dúvidas relacionadas aos equipamentos, soros e curativos procure a enfermagem para esclarecê-las. Esses equipamentos, quando manuseados por pessoas não preparadas, tornam-se risco de infecção e outros potenciais erros.
  • Não sentar ou deitar no leito do paciente.
  • O acompanhante deve ser restrito ao seu paciente, não entrar em outros quartos ou em contato com o paciente ao lado (se for o caso). Isso evita a transmissão de infecções. Se outro paciente necessitar de qualquer ajuda, entre em contato com alguém da equipe de enfermagem local.
  • No caso de isolamento do paciente, respeitar a indicação seguindo as orientações fixadas na porta do quarto/leito. Isto é importante para evitar a transmissão da doença/micro-organismo para outros pacientes, familiares, acompanhantes e colaboradores da instituição.
  • Caso haja a necessidade de utilização de algum alimento de origem externa, solicite a orientação do nutricionista, que verificará se este se enquadra às restrições da dieta prescrita, bem como esclarecerá você em relação aos cuidados importantes para a segurança alimentar e para evitar a contaminação no transporte desses alimentos. O cardápio é diferenciado de acordo com a dieta prescrita e pode sofrer alterações motivadas pela oferta de gêneros no mercado.

Serviços

Estacionamento

Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta-feira das 6h às 20h.
Rua Saldanha Marinho, 360.

Pagamento/Validação do Ticket
De segunda a sexta-feira o pagamento pode ser efetuado nos seguintes locais:

  • Totem instalado junto à saída do estacionamento
  • Tesouraria junto ao prédio da Av. Benjamin Constant, 881
  • Térreo e Mezanino junto ao prédio da Rua Júlio de Castilhos, 940
  • Subsolo 1 – Atendimento 24 horas
  • Aos sábados, domingos e feriados o pagamento deve ser efetuado no Caixa do Atendimento 24 horas ou no Totem junto à saída do estacionamento.

Lancheria Café dos Vales

Junto ao pátio está a lancheria que tem a disposição lanches e bebidas.

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta: 7h às 22h.
Sábado: 7h às 19h.
Domingos e feriados: 8h às 19h.

Missa

Capela Católica localizada ao lado da Unidade de Internação H7.

  • Horário Missa: Quinta-feira às 15h.
  • Visita religiosa, de acordo com as crenças de cada família, deverá ser combinada com a equipe assistencial.

Informações gerais

  • Evite trazer objetos de valor, como, por exemplo: joias e eletrônicos, pois o hospital não se responsabiliza pela guarda ou perda dos mesmos.
  • Favor higienizar as mãos ao entrar e sair dos quartos, esta é uma medida básica e fundamental no controle de infecções hospitalares. Há disponível em todos os quartos dispensadores de solução alcoólica.
  • São permitidas flores e plantas nos quartos desde que NÃO sejam em vasos com terra.
  • Proibido o consumo de cigarro e seus derivados em ambiente hospitalar.
  • Evitar fumar nos arredores do hospital, principalmente próximo às portas de acesso e janelas.
  • Não é permitido o consumo de chimarrão, uso de cafeteira e jarra elétrica. Exceções avaliar com a equipe de enfermagem.
  • Visita Pet: combinar com enfermeiro do setor.
  • Caso você seja o responsável pela internação do paciente, e o mesmo não esteja em condições de solicitar informações sobre o prontuário, saiba que você pode pedir para a equipe informações. Questione, pergunte, não fique com dúvidas quanto às condutas para com o paciente. É de extrema importância que o acompanhante/familiar/cuidador compreendam o que está sendo realizado, pois o seu envolvimento e do paciente fazem toda a diferença no cuidado prestado.
  • Sempre que possível utilize o quadro de cuidados próximo ao leito para saber sobre as metas do dia e se quiser deixar algum questionamento para a equipe.
  • A equipe assistencial possivelmente irá lhe perguntar muitas vezes sobre a sua compreensão referente às orientações prestadas, caso o paciente não esteja em condições de responder. Será solicitado que seja repetido o que foi informado para garantir o entendimento correto das informações.
  • Informe sempre a equipe se o paciente tem dificuldade com relação a comunicação, se faz uso de aparelho auditivo, se tem dificuldade de compreender a língua portuguesa ou qualquer outra necessidade especial que possa vir a ser uma barreira para o entendimento dos cuidados prestados. A instituição buscará disponibilizar algum profissional que consiga auxiliar conforme necessidade apresentada referente a sua linguagem.
  • Qualquer dúvida, reclamação ou sugestão durante a internação pode ser encaminhada ao SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente. Horário de atendimento: segunda a sexta das 8h às 17h, ou ainda pelo e-mail sac@hbb.com.br, bem como acessando o QRcode disponível em diversos locais nas dependências do hospital. Todas as observações e sugestões são bem-vindas.

Tempo médio de espera
no Atendimento 24h:

31min
Última atualização: 27/04/2024 05:45:01