Pacientes e visitantes

Cuidado e atenção com a sua saúde

Pacientes e visitantes

O Hospital Bruno Born é Nível III

Acreditado com Excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é o único hospital dos Vales do Taquari e Rio Pardo a contar com essa certificação.

Trata-se de um processo de avaliação da qualidade dos serviços de empresas no setor da saúde, que serve como radar para pacientes que desejam buscar os melhores tratamentos. O foco principal da avaliação é garantir a segurança dos pacientes e de seus colaboradores, sempre buscando a melhoria contínua de seus processos internos.

A ONA é uma entidade não governamental sem fins lucrativos que coordena um processo de certificação com foco principal na segurança do paciente. Sua metodologia de acreditação é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de cem países. O HBB foi a sexta instituição no Rio Grande do Sul a conquistar essa certificação.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente tem 6 protocolos básicos que trabalham alguns temas. Conheça-os:

1. Identificação do paciente

Multas pessoas têm nomes iguais ou muito parecidos. Por isso, os pacientes devem receber pulseiras ou crachás de identificação com o seu nome completo e as seguintes informações:

  • Nome completo do paciente
  • Data de nascimento
  • Nome da mãe
  • Número do prontuário

Verifique se sua identificação está correta!

2. Comunicação efetiva

Tanto os profissionais quanto os pacientes precisam entender o que está sendo comunicado, desde a informação sobre um exame até o tratamento a ser realizado. Caso fique com alguma dúvida sobre sua saúde ou seu cuidado, pergunte para a equipe responsável por você.

3. Segurança no uso de medicamentos

Você deve avisar a equipe se possui alguma alergia ou se trouxe medicamentos de casa. Ficou com alguma dúvida? Pergunte à equipe.

4. Cirurgia segura (procedimento seguro)

Existem validações que a equipe realizará antes da cirurgia. Para sua segurança, fique atento às orientações que você receberá da equipe e responda com precisão aos questionamentos.

5. Higienização das mãos

As bactérias e vírus transmitidos pelas mãos são uma das principais causas de infecções hospitalares e complicações. Os profissionais e visitantes precisam lavar as mãos com sabão ou higienizar com álcool gel antes de tocar em você.

6. Prevenção de quedas e lesão por pressão

As quedas são acidentes que podem causar diversos danos para o paciente. Fique atento, levante devagar e peça ajuda.

* Prevenção de lesões por pressão: São lesões que podem acontecer em pacientes que se movimentam pouco ou estão acamados.

Pergunte à equipe: ”como você pode me ajudar a prevenir?”

Tempo médio de espera
no Atendimento 24h:

21min
Última atualização: 22/05/2024 18:00:01