Blog

Notícias HBB

  • 23/04/2024
  • Neurocirurgião Marcos Frank assume presidência do Hospital Bruno Born

    Em Assembleia Ordinária realizada na noite desta segunda-feira, associados da Sociedade Beneficência e Caridade de Lajeado, mantenedora do Hospital Bruno Born, elegeram o neurocirurgião Marcos Rogério de Castro Frank seu novo presidente.
    O médico assume o posto no lugar do engenheiro João Batista Gravina, que respondia pela presidência desde 2016. Frank, até então, atuava como vice-presidente da instituição.
    Durante os anos de presidência, Gravina contribuiu para colocar o Hospital Bruno Born (HBB) entre os melhores do Rio Grande do Sul. Há alguns anos, o HBB inclusive passou a figurar na lista dos mais destacados do país, ocupando, em 2023, 79ª colocação no Brasil.
    Como em qualquer entidade do gênero, diretores e presidência são voluntários, e dedicam seu tempo particular para o exercício da cidadania.

    O novo presidente
    Frank vive em Lajeado desde 1996, quando chegou à cidade para atuar como neurocirurgião e desenvolver a microcirurgia vascular intracraniana. Em 2002 passou a lecionar na Univates e, em 2010, passou a integrar a diretoria do HBB.
    “Agora, quatorze anos depois, recebo a oportunidade e a responsabilidade de assumir o cargo maior da instituição, com a missão de manter a trajetória ascendente da instituição”, avalia o médico, que destaca: “É preciso que se diga que o trabalho do presidente não se torna tão pesado, pois a diretoria funciona de forma totalmente horizontal com relação às decisões, e os egos foram substituídos pela força das ideias. Trabalhamos por consenso, e seguiremos trabalhando assim. Temos importantes entregas para fazer como a nova unidade de cardiologia e o novo Centro Obstétrico, e o compromisso de tornar menos dolorosa a partida de um ente querido com a criação e implantação da unidade de cuidados paliativos.”
    Entre os objetivos da presidência e da diretoria que assume estão a ampliação da Oncologia, o aumento do número de consultórios médicos dentro da instituição e a incorporação de novas tecnologias como a cirurgia robótica e o Pet-CT, que revolucionará o tratamento do câncer e das doenças neurológicas degenerativas.
    Frank também aponta a expectativa para a implantação da governança clínica, que equiparará o HBB aos melhores hospitais do mundo em segurança e experiência do paciente.
    “O HBB está com os motores ligados e com o GPS alinhado com o crescimento que esperamos para os próximos anos. Temos a confiança e apoio dos três níveis de governo e da população, a quem prometemos não decepcionar.”

    Nova diretoria do Hospital Bruno Born

    Presidente: Marcos Rogério de Castro Frank
    Vice Presidente: Ângelo Arruda
    Primeiro Secretário: Ney José Lazzari
    Segundo Secretário: Gustavo Born
    Primeiro Tesoureiro: Jorge Eugênio Friedrich
    Segundo Tesoureiro: Claudir José Dullius

    Para membros do Conselho Fiscal:

    Membros efetivos:
    Valmor Arsildo Kappler
    João Batista Gravina
    Silvino Huppes

    Membros suplentes:
    Fabiano Ritter
    Oto Roberto Moerschbaecher
    Ernany Vicente Bender Junior

    Tempo médio de espera
    no Atendimento 24h:

    22min
    Última atualização: 22/05/2024 17:30:01