Pesquisa

Como submeter um projeto de pesquisa ao Centro de Ensino e Pesquisa – CENEPE do Hospital Bruno Born

Primeiramente é necessário que você informe ao CENEPE que você deseja realizar um projeto de pesquisa na instituição. Para tanto, você deverá encaminhar a secretaria do CENEPE, de forma impressa, os seguintes documentos que serão avaliados pela Direção Técnica juntamente com a Comissão Avaliadora de Pesquisa:

  • Formulário de autorização para submissão de projeto de pesquisa ao CENEPE – (Clique aqui para preencher a ficha).
  • Projeto de pesquisa contendo: título, investigador principal, autores, instituição ou local de origem, introdução, objetivos, método, cronograma de execução, orçamento, referências bibliográficas, TCLE e anexos (como por exemplo, instrumento para coleta de dados).

Caso julgar necessário a direção técnica e/ou os integrantes da comissão avaliadora de pesquisa do HBB poderão solicitar que o projeto seja avaliado do ponto de vista científico, inclusive marcando reunião com os pesquisadores.

Estes documentos devem ser entregues ao CENEPE no mínimo 30 dias antes da reunião, o retorno de sua solicitação será após a reunião. A aprovação do projeto de pesquisa é realizada nas reuniões da Comissão Avaliadora de Pesquisa composta por profissionais das mais diversas áreas de conhecimento. As reuniões da comissão acontecem nas seguintes datas:

  • 18/01/17
  • 15/02/17
  • 15/03/17
  • 19/04/17
  • 17/05/17
  • 21/06/17
  • 19/07/17
  • 16/08/17
  • 27/09/17
  • 18/10/17
  • 22/11/17
  • 20/12/17

Caso for necessário algum tipo de alteração no seu projeto de pesquisa, você será contatado por telefone pelo CENEPE combinando data e horário para retirar um documento com as alterações apontadas pela comissão.

Caso seu projeto não seja aprovado para execução na instituição, você também receberá um telefonema do CENEPE.

Caso seu projeto for aprovado sem alterações, você receberá um retorno do CENEPE. Este retorno será por via telefônica combinando a retirada de um Termo de Anuência e uma Resposta ao Projeto de Pesquisa.

É importante frisar que toda alteração no seu projeto de pesquisa deverá ser informada ao CENEPE em via impressa.

O pesquisador que utilizará em sua pesquisa o banco de dados da instituição ou prontuários de pacientes do HBB deverá assinar o Termo de Compromisso de Utilização de Prontuários e Base de Dados – (Clique aqui para preencher o termo).

Todo pesquisador deverá assinar o Termo de Responsabilidade comprometendo-se a seguir o regulamento interno da instituição no período que estará realizando a pesquisa – (Clique aqui para preencher o termo).

Outras informações pertinentes

Os dados solicitados por meio de banco de dados ou prontuários de pacientes somente serão fornecidos pelo Hospital Bruno Born se o paciente tiver assinado Termo de Liberação das Informações contidas para Pesquisa. Os mesmos serão fornecidos pela instituição, desta forma, o aluno e/ou pesquisador não poderá manusear estes documentos.

Quando da liberação de pesquisas no Hospital Bruno Born com fins acadêmicos, como por exemplo, trabalho de conclusão de curso deve ser comunicado ao CENEPE o local, a data e o horário da apresentação da banca, para possível participação do HBB.

A utilização da logomarca do Hospital Bruno Born em pôsteres, slides, apresentações em Power Point, publicações em periódicos, artigos, resumo para eventos científicos ou outras formas de veicular a marca da Instituição somente poderá ser realizada com a liberação da Comissão Avaliadora de Pesquisas. A logomarca é disponibilizada pelo setor de Marketing.

Quando ocorrer solicitação para o desenvolvimento de pesquisa de instituições de ensino não conveniadas com o HBB faz-se necessário a celebração de convênio entre as instituições, se for interesse do HBB.

Toda pesquisa ou trabalho acadêmico deve ser custeado pelo aluno ou instituição de ensino.