HBB recebe do Rotary Club de Lajeado Engenho maior doação vinda de entidade em dez anos

Valor de R$ 220 mil foi utilizado na aquisição de monitores para a UTI Adulto da instituição

Foi oficializada, na noite de sábado, a maior doação recebida através de uma entidade, nos últimos dez anos, ao Hospital Bruno Born. A entrega de U$ 56.399 (o equivalente a R$ 220,5 mil) ocorreu durante a XXIV Noite do Engenho, jantar baile realizado anualmente pelo Rotary Club de Lajeado Engenho a fim de angariar recursos para as atividades de benemerência do clube de serviços.
O valor será usado na qualificação do atendimento da UTI Adulto do hospital, com a compra de 14 monitores multiparamétricos de alta tecnologia.
O investimento atende os preceitos do Rotary de atender as necessidades da população em áreas como Paz e prevenção/resolução de conflitos; Prevenção e tratamento de doenças; Recursos hídricos e saneamento; Saúde materno-infantil; Educação básica e alfabetização; Desenvolvimento econômico e comunitário.
“Sempre que o Rotary atende algum projeto, este deve se enquadrar numa dessas áreas. Procuramos o HBB no segundo semestre de 2017 para conhecer suas principais necessidades. E fomos informados que seria muito importante trocar os monitores”, recorda Marcelo Inácio Mallmann, coordenador do projeto.
Para formatar o projeto foi necessário obter a participação de um Distrito ou Clube de Rotary de outro país que concordasse com a proposta. “Em novembro de 2018 conseguirmos a confirmação de um Clube de Rotary de Taiwan, que contribuiu com U$ 30 mil.” O restante dos recursos veio da Fundação Rotária, que é a mantenedora mundial dos recursos do Rotary Internacional; de um Distrito Rotary de Santa Catarina e também do Rotary Club de Lajeado Engenho.

Apoio fundamental
Ações como esta, do Rotary, são fundamentais para a sobrevivência e o bom funcionamento do HBB. Enfrentando dificuldades por conta dos atrasos nos repasses e pagamentos do Estado e do IPE, o hospital luta para se manter entre as melhores instituições de saúde do Rio Grande do Sul.
Para o diretor Executivo do Hospital Bruno Born, Cristiano Dickel, a iniciativa do Rotary em oferecer auxílio não surpreende por já existir um apoio constante da entidade de serviços, mas pela envergadura da contribuição. “É certamente a maior doação para o hospital vinda de uma entidade nos últimos dez anos, e chega em um ótimo momento. Ficamos orgulhosos por termos sido escolhidos pelo clube para este projeto, o que demonstra que nosso trabalho é bem feito e destaca-se pela seriedade e comprometimento”, analisa.

Voluntariado
Mallmann explica que todos os rotarianos exercem suas funções no Rotary de forma voluntária e sem qualquer retribuição financeira. “Mas existe um ganho muito mais importante para quem participa dessa atividade voluntária, que é a satisfação pessoal de fazer o bem a quem mais precisa e o sentimento de gratidão pelos resultados positivos obtidos. O projeto dos monitores representa para nosso Clube uma forma de valorizar nosso trabalho de voluntariado, além da enorme satisfação e alegria em ver uma necessidade de nossa comunidade atendida.”
O Rotary Club de Lajeado Engenho possui 36 associados. Tem à frente o presidente Jair Delazzeri, e está vinculado ao Distrito 4700 – que tem, como governador, Nelço Ângelo Tesser para o ano rotário 2018/219.

MAPA

CONTATO

HBB recebe do Rotary Club de Lajeado Engenho maior doação vinda de entidade em dez anos – Hospital Bruno Born