HBB passa a oferecer dietas veganas e vegetarianas

Pratos sem produtos de origem animal agora integram cardápio disponível para pacientes e acompanhantes

O Hospital Bruno Born passou a oferecer, em abril, opções veganas e vegetarianas de refeições para pacientes e acompanhantes. Os pratos somam-se ao cardápio variado já distribuído pela casa de saúde em suas 5 refeições diárias.
A ideia surgiu a partir de sugestões dos próprios pacientes. Nem todos consomem alimentos de origem animal, o que, em muitos casos, prejudicava inclusive a recuperação do internado.
O HBB já disponibilizava pratos com estas dietas hospitalares há alguns anos, mas sempre a partir de solicitações individuais. A diferença é que agora as opções são fixas e permanentes no cardápio.
Conforme Cleidi Eunice Giovanella, nutricionista coordenadora do serviço de Nutrição do hospital, percebeu-se uma procura cada vez maior por dietas diferenciadas – entre elas sem glúten, sem leite, sem produtos suínos e outras. “Com estes acréscimos oferecemos um atendimento mais humanizado e mostramos respeito às crenças e às diferenças”, analisa.
“Claro que sempre consideramos as dietas prescritas pelos médico. Mas hospital não é lugar para reeducação alimentar: queremos oferecer um pouco mais de conforto, dentro das limitações dietéticas do quadro da doença.”
O HBB oferece cerca de 1.226 refeições diárias, divididas em 5 horários: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. O setor é formado por 48 pessoas entre auxiliares de cozinha, cozinheiros, copeiros, técnicos e auxiliares de nutrição, nutricionistas e outros.

Saiba mais
Quem é adepto de dietas veganas não consome nada que tenha origem animal – seja em sua alimentação ou outros produtos, como artigos para higiene, limpeza, vestuário ou remédios.
Vegetarianos, por sua vez, não consomem carnes, peixe e aves, mas consomem outros produtos de origem animal.

MAPA

CONTATO

HBB passa a oferecer dietas veganas e vegetarianas – Hospital Bruno Born