HBB passa a concentrar atendimento à endometriose em núcleo especializado

Pioneiro no Estado, espaço reúne especialistas de diversas áreas para auxiliar no diagnóstico e tratamento da doença

O Hospital Bruno Born passa a contar a partir deste mês com o Núcleo de Atendimento à Endometriose – um espaço pioneiro no Rio Grande do Sul dedicado ao diagnóstico e tratamento da doença.

Causada pelo crescimento irregular e descontrolado do epitélio que reveste o útero internamente, a endometriose pode surgir em outras partes do corpo feminino – o que acaba por exigir, para sua identificação e tratamento, a participação de diversos especialistas médicos.

Conforme o coordenador do serviço, o ginecologista Fernando Bertoglio, a doença causa dor – especialmente no período menstrual – e, em muitos casos, incapacita a pessoa doente e a torna infértil. Na maior parte das vezes, é detectada por um ginecologista, durante exames diversos.

Em média a mulher que sofre com a doença leva sete anos para diagnosticá-la – exatamente pelo fato de a endometriose poder estar em outras partes do corpo. “Em muitos casos as pacientes ficam passando de consultório para consultório até descobrir a causa da dor”, explica Bertoglio.

O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, dependendo do grau da doença – que pode envolver outros órgãos do corpo, exigindo a participação de especialistas de outras áreas. “Nosso objetivo é oferecer, em um só lugar, diagnóstico e tratamento. Isso agilizará o processo e evitará o estresse da paciente.”

Atuam no núcleo, neste início de trabalho, os ginecologistas Fernando Bertoglio e Sílvio Pulita; o urologista Douglas Bohnenberger; o proctologista Gustavo Born; o cirurgião-geral Diego Baldissera; e o ginecologista Paulo Fagundes, especialista em exames de ecografia.

Como acessar o serviço?

Através do Centro de Tecnologia Avançada (CTA), localizado na Rua Julio de Castilhos, 940, subsolo 1, Centro de Lajeado. Mais informações pelos telefones (51) 3714-7566 ou (51) 3714-7567.

Foto Emilio Rotta / Assessoria de imprensa

Legenda – Bertoglio coordena o serviço de endometriose

MAPA

CONTATO

HBB passa a concentrar atendimento à endometriose em núcleo especializado – Hospital Bruno Born