Equipamento para tratamento radioterápico deverá dobrar número de atendimentos

Acelerador Linear chegou ontem ao Hospital Bruno Born, e deverá entrar em funcionamento nos próximos meses

Após mais de dois anos de espera, o Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, recebeu nesta segunda-feira o seu novo Acelerador Llinear para tratamento radioterápico. Custeado pelo Ministério da Saúde através do Plano de Expansão da Radioterapia do SUS, e é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Giovani Cherini.

O transporte do maquinário exigiu grande aparato logístico, com quatro caminhões (dois caminhões-guincho e outros dois para o transporte das peças), sendo necessária a interdição temporária da Rua Saldanha Marinho. Durante todo o dia, profissionais da empresa fabricante, do HBB e contratados trabalharam no descarregamento e no transporte das peças para o Subsolo 2 do Centro de Tecnologia Avançada. A montagem deve levar pelo menos três meses.

De acordo com a direção do HBB, atualmente a espera para o início dos tratamentos radioterápicos no hospital é de no máximo 60 dias. Com o novo Acelerador, a expectativa é que este prazo seja bem reduzido, e que o tratamento apresente efeitos adversos reduzidos.

O HBB atende em média 50 pacientes de tratamento oncológico radioterápico por dia, número que poderá ser dobrado com a instalação. Cerca de 80% dos atendimentos no setor são realizados pelo SUS. Com a ampliação da capacidade, o setor de Radioterapia, que atualmente é responsável por pacientes oriundos da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, poderá atender pacientes vindos também de outras partes do Estado.

“Estou muito feliz com a chegada desta máquina, que é a mesma usada no meu tratamento de câncer na garganta, no Hospital da PUC. Na época consegui colocar uma emenda, cujo valor que chegará perto dos R$ 5 milhões, para que esta máquina fosse uma realidade no Hospital Bruno Born, também. Fico satisfeito em poder ajudar no atendimento de tantas pessoas que têm a doença. O câncer tem cura, mas são necessários equipamentos para isso: essa máquina é capaz de destruir células cancerígenas sem queimar outras células, por isso sua importância”, avalia o deputado federal Giovani Cherini.

Cristiano Dickel, Diretor Executivo do HBB, ratifica a importância da chegada da máquina e o esforço para a conquista da emenda: “Este Acelerador é um equipamento muito moderno e oferecerá um tratamento ainda melhor aos nossos pacientes. O Hospital Bruno Born trabalha diariamente para a comunidade, e poder contar com o apoio de lideranças é fundamental na busca pela excelência dos serviços. Agradecemos o deputado pela dedicação.”

MAPA

CONTATO

Equipamento para tratamento radioterápico deverá dobrar número de atendimentos – Hospital Bruno Born