Em novo ranking, HBB se mantém entre os 100 melhores hospitais do Brasil

Pelo segundo ano consecutivo hospital de Lajeado figura em levantamento global realizado pela revista norteamericana Newsweek

O Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, está, pela segunda vez em dois anos, na 95ª posição na lista dos melhores hospitais do Brasil. O ranking foi feito pela revista semanal norteamericana Newsweek, a segunda maior dos Estados Unidos. Realizada em parceria com a Statista Inc., o levantamento global aponta os melhores hospitais do planeta.
O HBB aparece ainda entre os cinco melhores hospitais do Brasil em cidades com menos de cem mil habitantes (é o primeiro considerando-se cidades fora de regiões metropolitanas), e entre os mais destacados do Rio Grande do Sul – sendo o único gaúcho da lista em cidades com menos de cem mil habitantes: apenas hospitais de Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo estão na lista, além do HBB).
Do levantamento constam mais de 2.200 hospitais de 27 países. “São instituições que se adaptam rapidamente aos desafios novos e existentes e são capazes de improvisar na hora suas soluções”, aponta o editorial da publicação, que também apresenta entrevistas de administradores de alguns dos hospitais da lista – que passaram por situações semelhantes nos últimos anos em função da pandemia. “Tivemos que converter rapidamente leitos em leitos de UTI e fechar grandes seções do hospital, além de criar equipes para cobrir esses leitos. Também houve grandes desafios com o gerenciamento de nossa cadeia de suprimentos para itens como ventiladores e equipamentos de proteção individual”, relata David Bates, chefe de medicina interna geral e cuidados primários no Brigham and Women’s Hospital de Boston (nº 17 na lista de líderes globais).
De acordo com os responsáveis pela pesquisa, o que diferencia as instituições presentes na lista é sua capacidade contínua de oferecer atendimento da mais alta qualidade ao paciente e realizar pesquisas médicas críticas, mesmo quando se concentram no combate ao Covid. “De fato, como mostra o quarto ranking anual dos Melhores Hospitais do Mundo pela Newsweek e Statista, a consistência na excelência é a marca registrada dessas instituições. Os hospitais que se saíram melhor durante a pandemia são aqueles que aprenderam a trabalhar mais rápido, comunicando-se melhor e quebrando barreiras internas.”
Também são fatores fundamentais de sucesso, nesta análise, a capacidade e a motivação para inovar continuamente. “Os hospitais de primeira linha permanecem fortes em grande parte atraindo as melhores pessoas, aquelas que estão focadas no desenvolvimento de novas abordagens de atendimento e em melhorar o atendimento. Mantêm sua excelência por ter missões claras e abrangentes e visões aspiracionais que levam à constância de propósito que é vivida diariamente por todos os funcionários. Isso deve ser aliado à constância e consistência da liderança que cria alinhamento da sala de reuniões à linha de frente de cuidado.”
Cristiano Dickel, Diretor Executivo do Hospital Bruno Born, observa que é um desafio manter-se em desenvolvimento em um período tão conturbado – mas que também serve de aprendizado. “Nestes últimos anos nossas equipes foram desafiadas a adaptar-se e a desenvolver-se. E todos têm conseguido entender este processo de crescimento. Figurar no ranking é um orgulho, ainda mais estando em uma cidade pequena. Nosso objetivo é qualificar ainda mais o nosso atendimento, os serviços oferecidos aos nossos pacientes, seus familiares e nosso público interno”, analisa, lembrando, ainda, que o HBB é um dos poucos hospitais do país a contar com a Certificação ONA Nível 3 em Excelência.
Vice-presidente do HBB, o médico Marcos Frank completa: “O HBB tem um compromisso cada vez maior com excelência e formação de pessoal para prosseguir sendo listado entre os melhores hospitais do país. Nosso objetivo é nos próximos anos nos tornar o melhor hospital do interior do RS”.

Saiba mais
Os países que constam na lista foram selecionados principalmente com base no padrão de vida / expectativa de vida, tamanho da população, número de hospitais e disponibilidade de dados.
https://www.newsweek.com/best-hospitals-2021/

As listas são baseadas em três fontes de dados:
• Recomendações de especialistas médicos (médicos, gerentes de hospitais, profissionais de saúde)
• Resultados de pesquisas com pacientes
• Indicadores de desempenhos médicos em hospitais

CONTATO

Em novo ranking, HBB se mantém entre os 100 melhores hospitais do Brasil – Hospital Bruno Born