Com nutricionista na equipe, CRH qualifica atendimento de pacientes

Presença de profissional ajuda a difundir importância da boa alimentação também na área da reprodução humana

Que uma alimentação saudável e balanceada é fundamental todos sabem. Mas ela é importante também para quem quer engravidar, e não consegue.

É para facilitar o acesso à informação e para orientar pacientes em busca da fertilização que o Centro de Reprodução Humana (CRH) do Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, acrescentou uma nutricionista à equipe. Desde setembro, Ana Paula Warken realiza consultas e acompanhamento nutricional de casais que desejam ou solicitam o serviço.

O objetivo é não cuidar apenas do peso ideal para a altura, mas sim orientar os pacientes a evitar uma série de alimentos e substâncias nocivas à fertilidade, além de acrescentar à dieta outros que são benéficos.

O trabalho com cada paciente é pontual, com prazos de um a três meses, com foco em ajudar o paciente a ter mais chance de êxito nos tratamentos.

Especialista em Reprodução Humana e um dos coordenadores do CRH, o médico Marcos Höher lembra que, recentemente, o médico geneticista André Anjos da Silva havia passado a compor a equipe do centro. “Com a nutricionista estamos valorizando a influência dos hábitos alimentares na fertilidade/infertilidade”, afirma. “Mesmo as pessoas que não fumam e que têm peso adequado precisam ser orientadas a evitar certos tipos de ingredientes que fazem parte da sua alimentação diária, e acrescentar alguns alimentos que desconhecem ser benéficos para a fertilidade.”

Ana também atua como nutricionista junto à UTI neonatal/ pediátrica do HBB, além da maternidade. Segundo ela, cerca de 15% dos casais que estão tentando engravidar apresentam dificuldades de concepção. “Entre os fatores que dificultam estão hábitos como o uso de bebidas alcoólicas, consumo excessivo de café, fumo, não praticar atividade física, bem como uma alimentação inadequada”, detalha ela. “Fatores como a obesidade, bem como a desnutrição também interferem na função reprodutiva em ambos os sexos”, acrescenta a profissional.

Para saber mais:

O Centro de Reprodução Humana (CRH) do Hospital Bruno Born (HBB) está localizado no Centro de Tecnologia Avançada Bruno Born, localizado na Rua Júlio de Castilhos, 940/7º andar, no Centro de Lajeado.

O telefone de contato é o (51) 3714-7575, e o site é hbb.com.br/crh

MAPA

CONTATO

Com nutricionista na equipe, CRH qualifica atendimento de pacientes – Hospital Bruno Born