Blog

Notícias HBB

  • 11/12/2025
  • HBB realiza mutirão de cirurgias oncológicas neste final de semana

    Ocorre neste final de semana (13 e 14) o Mutirão Nacional de Cirurgias dos Filantrópicos, organizado pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), em parceria com o Ministério da Saúde, CONASS e CONASEMS. Ao todo, no Brasil, 58 hospitais aderiram ao mutirão.
    O Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, integra a lista de instituições participantes, com dezenas de profissionais envolvidos: são quatro cirurgiões, oito anestesistas e equipes extras compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem e áreas de apoio, totalizando 72 pessoas. A ideia é reduzir em 20% a fila de espera para procedimentos oncológicos de baixa complexidade – cabeça e pescoço.
    Conforme a gerente administrativa do HBB, Cleusa Marchi, serão realizadas cirurgias em pacientes oriundos de 16 cidades da região, contemplando a fila de espera interna do sistema oficial de regulação do Estado (Gerint). O número de cirurgias realizadas no final de semana equivale ao de um mês de serviços.
    O HBB também tem participado, desde junho, do mutirão do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), tendo realizado, entre junho até hoje, 1.105 cirurgias.
    O cirurgião oncológico Rodrigo Garcia Barreto Luz considera importante a ação: “O mutirão irá reduzir a fila de espera, garantindo aos pacientes o tratamento no momento certo. A detecção e a remoção precoce de tumores evitam complicações, melhoram o prognóstico e devolvem qualidade de vida aos pacientes. A iniciativa reforça o compromisso do hospital com a população, agilizando o cuidado e acesso à saúde.”
    Para o cirurgião de cabeça e pescoço Andreas Weiand Camara, o Hospital Bruno Born reforça seu compromisso com a saúde regional ao oportunizar um mutirão de cirurgias oncológicas. “Como cirurgião participante, destaco que esta ação é crucial para agilizar as filas da oncologia, um desafio de saúde pública em crescimento devido ao aumento mundial nos casos de câncer. Poder realizar um número expressivo de procedimentos em um único final de semana não só impacta positivamente a vida dos pacientes operados na data, mas também resulta na redução do tempo de espera dos demais, aliviando a fila de cirurgias oncológicas de forma mais ampla. O HBB demonstra, assim, sua capacidade e dedicação em oferecer tratamento oncológico ágil e de qualidade à comunidade.”

    Tempo de espera Atendimento 24h: 23 min