Blog

Notícias HBB

  • 09/09/2019
  • HBB se destaca em cirurgias minimamente invasivas no tratamento do câncer

    Cirurgia laparoscópica remove a grande maioria dos tumores com a mesma segurança da cirurgia tradicional

    Uma equipe de cirurgiões do Hospital Bruno Born tem realizado um procedimento menos invasivo em paciente que tratam de câncer: a técnica de laparoscopia é utilizada na retirada de tumores de intestino, reto, esôfago, estômago e ginecológicos.

    O grupo é formado pelos médicos Gustavo Born (proctologista), Douglas Coltro (cirurgião oncológico), Caroline Frigeri (cirurgiã oncológica), Luis Fernando Scaglioni (proctologista) e Alain Viegas (cirurgia geral e pediátrica). A especialização neste tipo de procedimento se deu ao longo dos últimos anos.

    A equipe tem treinamento em centros de destaque – como no Hospital do Câncer de Barretos, Hospital Sírio Libanês, de São Paulo; no Cleveland Clínic,nos Estados Unidos; e no Hospital St. Marks, em Londres.

    Ao invés da cirurgia usual, com grandes incisões, o procedimento é realizado por videolaparoscopia, com pequenos cortes. Isso acelera o tempo de recuperação, reduz a dor pós-operatória e diminui o tempo de internação.

    Cirurgias desse porte já são realizadas em grandes centros hospitalares do país, mas ainda são raras no interior do Estado.

    Informações sobre os procedimento podem ser obtidas diretamente com os médicos do HBB. As cirurgias são realizadas por alguns convênios médicos e em caráter particular.

    Tempo médio de espera
    no Atendimento 24h:

    33min
    Última atualização: 28/04/2024 10:00:02