Blog

Notícias HBB

  • 09/07/2021
  • Hospital Bruno Born completa 90 anos

    Maior instituição de saúde do Vale do Taquari chega a nove décadas de funcionamento ininterrupto

    Dia 10 de julho é dia de festa: o Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, completa 90 anos de vida, alcançando o posto de principal instituição de saúde do Vale do Taquari e uma das principais do Rio Grande do Sul.

    Recebendo pacientes vindos de mais de 70% do Estado, o HBB tem uma história de integração comunitária e de excelência nos serviços. São mais de mil profissionais dedicados a atender 24 horas por dia pacientes nas mais diversas especialidades.

    A trajetória da instituição teve início em 10 de julho de 1931, após mobilização de lideranças locais que uniu católicos e protestantes, sob liderança do Irmão Emilio Conrado, do empresário Bruno Born e do médico Roberto Fleischhut. Maximiliano Fischer, Pedro Leão Mallmann (então pároco da Paróquia de Santo Inácio) e José Frederico Schaan também participavam deste esforço conjunto em prol da criação do primeiro hospital de Lajeado, que nasceu São Roque.

    Nos primeiros 63 anos de funcionamento, o hospital esteve sob os cuidados da Congregação das Irmãs da Divina Providência, que auxiliavam no atendimento e na administração. Elas deixaram os cargos de chefia na década de 1980.

    O São Roque passaria a se chamar Bruno Born em 22 de junho de 1974, a partir de sugestão do Dr. Paulo Sérgio Bertoglio. Bruno Born havia falecido semanas antes e, tendo sido administrador da casa de saúde por décadas, recebeu a homenagem.

    Com o passar dos anos o HBB foi crescendo, conquistando espaço e oferecendo nossos serviços. Preparado para o futuro pelos administradores anteriores, e baseado na confiança e espírito empreendedor da atual diretoria, na última década, especialmente, o HBB deu um salto gigantesco à frente.

    Em 2015 inaugurou o Centro de Tecnologia Avançada (CTA), uma torre de 15 andares projetada para oferecer os mais modernos serviços a seus pacientes; três anos depois, iniciou os trabalhos no Centro de Reprodução Humana (CRH), um dos mais avançados do país e, ainda em 2018, inaugurou o Núcleo Avançado de Atividades em Saúde, em parceria com a Univates. Em 2019 conquistou a Acreditação Pleno Nível 2 e também inaugurou o novo Atendimento 24 Horas, em parceria com a Unimed. No ano seguinte, já durante a pandemia, conquistou a Acreditação Nível 3 ONA (tornando-se um dos poucos hospitais do país a contarem com a certificação). No final do ano, foi apontado pela revista norte americana Newsweek como o melhor hospital do Brasil em cidades com menos de cem mil habitantes. E por fim, em 2021, inaugurou – também em parceria com a Univates – os laboratórios de Anatomopatologia.

    “Todo o crescimento dos últimos anos têm como motivador o nosso paciente e a nossa comunidade. Trabalhamos para oferecer o melhor atendimento possível, com a maior qualidade possível. E fazemos sempre com responsabilidade, com os pés no chão – mas buscando o desenvolvimento e o crescimento”, avalia o Diretor Executivo Cristiano Dickel. “Este é um momento muito importante e para mim, como gestor, é um orgulho fazer parte desta história.”

    Presidente do HBB, João Batista Gravina está à frente de uma diretoria composta por voluntários. “Aqui as decisões não são tomadas por uma pessoa, apenas, mas por todos da diretoria. Isso é importante porque dá segurança às ações e projetos. Todos os passos são avaliados e debatidos conjuntamente. “Talvez este seja um dos motivos que fizeram o hospital chegar aos 90 anos com tanta força e representatividade: a participação de todos. O HBB é um hospital para a comunidade. Me sinto muito feliz em integrar este grupo e de ser um pedacinho desta trajetória tão linda e importante.”

    Comemoração

    Para comemorar a data, o HBB realizou solenidade interna na manhã desta sexta-feira, com convidados e funcionários no novo auditório, cumpridos todos os requisitos de segurança sanitária.

    Os dez funcionários mais antigos em atividade na instituição foram homenageados com presentes e flores. Também foi homenageado o tesoureiro do HBB, Jorge Eugênio Friedrich, que há 27 anos integra de forma voluntária a diretoria do hospital.

    Ainda foram lançados um vídeo e uma revista institucionais. O filme, de quatro minutos e produzido por MP Produções, mostra os ambientes do HBB e os serviços oferecidos. Já a revista comemorativa, com 36 páginas e produzida por Agenda 7 Assessoria em Comunicação, conta a história do Hospital Bruno Born, apresenta os setores, profissionais, principais serviços e parceiros, e projetos futuros.

    Os funcionários homenageados na manhã de hoje

    Ana Sonda Piovesana – 43 anos de HBB

    Noeli Lurdes Radaelli – 42 anos de HBB

    Marinês Talini Fischer- 39 anos de HBB

    Anete Lúcia Demiquei – 33 anos de HBB

    Maria Angélica Kuhn – 32 anos de HBB

    Rudimar Elton Presser – 31 anos de HBB

    Ceci Henz – 31 anos de HBB

    Rosa Maria Rodrigues Lemos – 31 anos de HBB

    Roque Specht – 30 anos de HBB

    Ana Maria Dahm – 29 anos de HBB

    Jorge Eugênio Friedrich – 27 anos de HBB

    Números

    Médicos: 325

    Colaboradores: 1.118

    Enfermeiros: 119

    Técnicos: 397

    Leitos: 188

    Presidentes da mantenedora do HBB

    1931 – João Sebastiany

    1934 – Bruno Born

    1973 – Walter Born

    1976 – Werner Born

    1988 – Erny Stahlschmidt

    1990 – Rubert Titze

    1994 – Ernany Vicente Bender Júnior

    2010 – Claudinei Fracaro

    2016 – João Batista Gravina

    Diretoria

    João Batista Gravina – Presidente

    Dr. Marcos Rogério de Castro Frank – Vice-Presidente

    Ney José Lazzari – Primeiro Secretário

    Ângelo Arruda – Segundo Secretário

    Jorge Eugênio Friedrich – Primeiro Tesoureiro

    Claudir José Dullius – Segundo Tesoureiro

    Cristiano Dickel – Diretor Executivo

    Dr. Fernando Bertoglio – Diretor Técnico

    Dr. Rafael Seewald – Assessor Técnico

    Conselho fiscal

    Dr. Fabiano Ritter

    Oto Roberto Moerschbaecher

    Valmor Arsildo Kappler

    Membros suplentes

    Dr. Gustavo Born

    Milton Antônio Maciel

    Silvino Huppes

    Tempo médio de espera
    no Atendimento 24h:

    31min
    Última atualização: 30/04/2024 06:15:02