Blog

Notícias HBB

  • 15/12/2025
  • Mutirão inicia com expectativa de redução de 20% na fila de espera

    “Ser atendido reorganiza a vida da pessoa”. A declaração do técnico químico Gerson Gilson Cordeiro (60), de Lajeado, resume bem o sentimento de pacientes que aguardavam na fila de espera por uma cirurgia oncológica e puderam ser atendidos no Mutirão Nacional de Cirurgias dos Filantrópicos, neste final de semana, no Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado.
    Cordeiro é um dos 40 que serão atendidos pelas equipes do HBB entre hoje (sábado) e domingo, em uma mobilização organizada pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), em parceria com o Ministério da Saúde, CONASS e CONASEMS. Ao todo, no Brasil, 58 hospitais aderiram ao mutirão.
    “Fiz uma cirurgia em agosto, em setembro tive uma consulta e me solicitaram uma biópsia. A informação que deram é que seria feita em uma semana, mas desde então estava aguardando. E agora chegou o momento”, conta. “É a sétima cirurgia que faço, tenho um melanoma. E agora passar pelo procedimento é um alívio.”
    O HBB mobilizou quatro cirurgiões, anestesistas e equipes extras compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem e áreas de apoio, totalizando 72 pessoas, para o mutirão.
    “Além de reduzir o tempo de espera dos pacientes, conseguimos oferecer mais qualidade de vida. Temos neste final de semana o quadro lotado de procedimentos, o que é inédito no Estado: geralmente trabalhamos com escalas de plantão. Então é gratificante para nós, enquanto profissionais, participar desse momento”, exalta a cirurgiã oncológica Caroline Dalla Lasta Frigeri. Seu colega, o anestesiologista Rodrigo Daoud, acrescenta: “Torcemos para que nossos pacientes tenham ótimos resultados, até para evitar cirurgias mais complexas no futuro. É um momento importante para a comunidade. Trazemos conforto e mais esperança para os pacientes.”
    O cirurgião oncológico Marco Seferin lembra que o mês de dezembro é marcado pela cor laranja, em campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele. “Juntamos esforços para estarmos aqui dois dias para atender especialmente pacientes que necessitam de cirurgia de câncer de pele com reconstrução da face.” O cirurgião de cabeça e pescoço Andreas Weiand Camara acrescenta: “As filas para atendimentos de pacientes nesta situação são um problema nacional e mundial. Os cânceres vêm aumentando, e é difícil suprir a demanda. Então essa mobilização para reduzir o tempo na fila de espera é uma grande oportunidade para todos.”

    Programa PMAE
    A abertura dos trabalhos de atendimento, na manhã deste sábado, contou com a presença do Secretário para apoio à reconstrução do RS, Maneco Hassen, que representou o Governo Federal, e da representante da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Silvane Kohlraush.
    “É um orgulho estar no HBB acompanhando esse investimento do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, para diminuir as filas – especialmente de cirurgias oncológicas. Todos nós sabemos a dificuldade e o tempo que demoram as consultas com especialistas. Mas neste final de semana, aqui no HBB, mais de 40 pessoas sairão da fila para fazer sua cirurgia através do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE).
    Diretor Executivo do Hospital Bruno Born, Cristiano Dickel, complementa: “Estamos muito felizes por participar do mutirão: são pessoas que estavam há bastante tempo esperando sua cirurgia”, observa. “Depois da implantação do PMAE, desde junho já realizamos quase 1,2 mil cirurgias oncológicas. O mutirão deste final de semana irá reduzir em 20% a fila de espera.”

    Tempo de espera Atendimento 24h: 31 min