HBB deve iniciar atendimentos até metade de setembro
O Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, prepara-se para dar início aos atendimentos, nas próximas semanas, do programa Saúde +60 RS, do governo do Estado. O objetivo é ofertar atendimento ambulatorial especializado e regionalizado, para pessoas com 60 anos ou mais, classificadas como “frágeis” na Atenção Primária à Saúde (APS) e/ou com diagnóstico de demência. A ideia é que até o final da primeira quinzena de setembro o serviço esteja em vigor em Lajeado.
O ambulatório não funcionará como uma clínica de simples atendimento, com acesso livre: o paciente será triado pela Secretaria de Saúde através de uma Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa. Caberá à 16ª Coordenadoria Regional de Saúde encaminhar os idosos que poderão ser atendidos.
Conforme Janaína Schwingel, gerente do serviço no HBB, serão envolvidos profissionais de diversas áreas no atendimento – nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos de enfermagem, médicos geriatras, fisioterapeutas e neurologistas, administrativos e recepcionistas.
Serão disponibilizadas 320 consultas médicas e 1200 consultas multiprofissionais por mês, além de 930 exames: exames de laboratório – 800; eletrocardiogramas – 80; tomografias computadorizadas – 20; densitometrias ósseas – 25; ultrassonografias abdominais – 5.
Os atendimentos serão centralizados no antigo prédio do INSS (Avenida Benjamin Constant esquina com Rua Saldanha Marinho), que está sendo adaptado e melhorado para os atendimentos.
Saiba mais:
O programa Saude +60 do RS é um dos Projetos Estratégicos do Governo do Estado, implementado pela Secretaria da Saúde com o objetivo de qualificar o cuidado integral à pessoa idosa no Rio Grande do Sul. Está alinhado às metas estabelecidas no Plano Plurianual 2024-2027 e no Plano Estadual de Saúde 2024-2027.