Residência Multiprofissional em Atendimento ao Paciente Oncológico

Acesso direto para graduados em enfermagem, farmácia, nutrição ou psicologia
Duração: 2 anos
Vagas Credenciadas: 2 por área

A Residência Multiprofissional foi criado a partir da promulgação da Lei n° 11.129 de 2005 em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), e voltados para o atendimento das necessidades locorregionais. Destina-se ao aperfeiçoamento dos egressos oriundos dos cursos de graduação: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional (Resolução CNS nº 287/1998).

O programa de Residência Multiprofissional em Saúde compõe uma modalidade de pós-graduação em lato sensu cujo principal objetivo é possibilitar aos profissionais de saúde a aquisição de competências e habilidades no cuidado com o paciente, sempre considerando as necessidades de saúde tanto no plano individual quanto coletiva, sem deixar de reconhecer a importância do domínio dos saberes relacionados com a organização do trabalho, a gestão do cuidado e com a educação em saúde.

O programa tem duração de 24 meses e uma carga horária total de 5.760 horas. Esta carga horária será composta por 1.152 horas de atividades teóricas e 4.608 horas de prática. Para cumprir a carga horária do programa o aluno residente desenvolverá 60 horas semanais de atividades obrigatórias, com direito a uma folga semanal e 30 dias de férias por ano.

Depoimento do Coordenador

A oferta de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde no Atendimento ao Paciente Oncológico é uma proposta desenvolvida pelo Hospital Bruno Born com a parceria das Prefeituras de Lajeado, Estrela e Santa Clara do Sul.

Esta parceria viabilizou as condições necessárias para a estruturação de um  programa de residência capaz de ampliar a qualificação de profissionais das áreas de enfermagem, farmácia, nutrição e psicologia no âmbito do cuidado integral ao paciente oncológico. Neste contexto, a interdisciplinaridade ganha um relevante papel, uma vez que o programa buscará atender a crescente demanda regional e nacional por profissionais com as características que o programa pretende formar.

A proposta do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde reconhece que a especialização oferecida é apenas uma etapa do processo de aperfeiçoamento profissional e o esperado é que a intensiva orientação dos alunos por um período de dois anos amplie seus conhecimentos teóricos e suas habilidades, em conjunto com a adoção de atitudes humanísticas e éticas.

Por meio da interdisciplinaridade, o programa busca estruturar práticas diferenciadas e capazes de oferecer aos residentes diferentes oportunidades de vivenciarem novas possibilidades de atuação profissional. Possibilidades que demonstram o valor de interações caracterizadas pela integração profissional-usuário.

Quanto ao aprimoramento técnico-científico, o programa coloca em destaque as demandas sociais que clamam por uma atenção à saúde cada vez mais qualificada, eficiente, responsável, eficaz e humanizada.

A escolha da área da oncologia está fincada na indiscutível necessidade de capacitação técnica de profissionais de saúde para atuação nesta área. A realidade locorregional é uma prova inconteste e, nesta perspectiva, a proposta da Residência abarca tanto a gestão quanto os aspectos técnico-científicos próprios da atenção à saúde do paciente oncológico.

Coordenador

Giseli Vieceli Farinhas

Graduada em Psicologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade do Vale do Taquari, Especialista em Terapia Familiar pela Faculdade Dom Alberto, Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Gerente de Recursos Humanos e do Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Bruno Born, Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU e Tutora da Área de Psicologia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8575911175095485

Francieli Dartora Silva

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Vale do Taquari, Especialista em Docência pela Universidade do Vale do Taquari, Mestre em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari, Enfermeira no Serviço de Oncologia do Hospital Bruno Born, Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Atendimento ao Paciente Oncológico e Tutora da Área de Enfermagem.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2965639534021384

Preceptores

Ana Paula Klafki

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Vale do Taquari, Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Pós-graduada em Docência pela Universidade do Vale do Taquari, Coordenadora das Unidades de Internação do Hospital Bruno Born e Preceptora da Área de Enfermagem.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2173443508077652

Patricia Damian Miotto

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas, Pós-graduada em Urgência, Emergência e Trauma pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Coordenadora das Unidades de Internação do Hospital Bruno Born e Preceptora da Área de Enfermagem.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6535920578663885

Juliana Oliveira Ximenes

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Vale do Taquari, Especialista em Onco-Hematologia pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Enfermeira no Serviço de Oncologia do Hospital Bruno Born e Preceptora da Área de Enfermagem.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2319923693218769

Juliana Rogeri

Graduada em Farmácia pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Especialista em Garantia e Controle de Qualidadede em Medicamentos e Cosméticos pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Coordenadora do Serviço de Farmácia e Estoque do Hospital Bruno Born e Preceptora da Área de Farmácia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1265397518798003

Alice Bertotto Poersch

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialista em Terapia Intensiva: Ênfase em Oncologia e Controle de Infecção Hospitalar pelo Centro Universitário Franciscano, Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Maria, Farmacêutica do Hospital Bruno Born e Tutora da Área de Farmácia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5210200393841161

Katiuci Tatiane Rocha

Graduada em Farmácia pela Universidade do Vale do Taquari, Especialista em Farmácia Clinica e Prescrição Farmacêutica pelo Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade, Farmacêutica Clínica do Hospital Bruno Born e Preceptora da Área de Farmácia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8454396741465240

Martina Vian Mazotti

Graduada em Farmácia pela Universidade do Vale do Taquari, Pós-Graduada em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica pelo Instituto de Pós-Graduação, Farmacêutica Clínica do Hospital Bruno Born e Preceptora da Área de Farmácia

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1512115491752592

Cleidi Eunice Giovanella

Graduada em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Especialista em Nutrição Clínica: Ênfase no Adulto pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Especialista em Gestão em Negócios de Alimentação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenadora do Serviço de Nutrição do Hospital Bruno Born e Preceptora da Área de Nutrição.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5289885261435002

Janaina da Silveira

Graduada em Nutrição pela Universidade do Vale do Taquari, Mestre em Biotecnologia pela Universidade do Vale do Taquari, Nutricionista Clínica do Hospital Bruno Born e Tutora da Área de Nutrição.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0140647260106898

Julaine Schio

Graduada em Nutrição pela Universidade do Vale do Taquari, Especialista em Nutrição Clínica e Doenças Crônicas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento, Nutricionista Clínica do Hospital Bruno Born e Preceptora da Área de Nutrição.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7311039906520987

Cristiane Pivatto

Graduada em Psicologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Especialista em Psicologia Hospitalar pela Associação Hospitalar Moinhos de Vento, Formação em Terapia Cognitiva pela NUCLEO, Psicóloga do Serviço de Oncologia e Saúde Mental do Hospital Bruno Born e Preceptora da Área de Psicologia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6107284428516938

Julia Damiana de Castro

Graduada em Psicologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Pós Graduanda em Psicologia do Trabalho pela Faculdade Dom Alberto, Psicóloga do Trabalho no Hospital Bruno Born e Preceptora da Área de Psicologia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9220253395024839

Sandra Isabel Colleto

Graduada em Psicologia pela Universidade Regional do Alto do Uruguai e das Missões, Especialista em Direito Sociedade e Psicanálise pelo Instituto De Ensino Superior De Santo Ângelo, Especialista em Psicologia Hospitalar pela Associação Hospitalar Moinhos de Vento, Formação em Terapia Cognitiva pela NUCLEO, Psicóloga na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica do Hospital Bruno Born e Preceptora da Área de Psicologia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3633572753542548

Residentes do 1º ano

Maria Luisa Brodt Lemes

Farmacêutica Residente Multiprofissional – Atendimento ao Paciente Oncológico

Denise Wojahn de Lima

Nutricionista Residente Multiprofissional – Atendimento ao Paciente Oncológico

Giovana Daniele Kuhn

Nutricionista Residente Multiprofissional – Atendimento ao Paciente Oncológico

Bruna Leoncio

Psicóloga Residente Multiprofissional – Atendimento ao Paciente Oncológico

Michele Luise Claas

Psicóloga Residente Multiprofissional – Atendimento ao Paciente Oncológico

Residentes do 2º ano

Pamela Naise Pasquetti

Enfermeira Residente Multiprofissional – Atendimento ao Paciente Oncológico

Lara Da Cas Parcianello

Farmacêutica Residente Multiprofissional – Atendimento ao Paciente Oncológico

Eveline Cristina Moesch

Nutricionista Residente Multiprofissional – Atendimento ao Paciente Oncológico

Milena De Zorze

Nutricionista Residente Multiprofissional – Atendimento ao Paciente Oncológico

Tauane Schroeder

Psicóloga Residente Multiprofissional – Atendimento ao Paciente Oncológico

Valeria Nicolini

Psicóloga Residente Multiprofissional – Atendimento ao Paciente Oncológico