Residência Médica em Oncologia Clínica

Pré-requisito: Clínica Médica
Duração: 3 anos
Vagas Credenciadas: 2

A Residência Médica, instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, constitui modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, funcionando sob a responsabilidade de instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. As instituições de saúde somente poderão oferecer programas de Residência Médica depois de credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica.

Os programas de Residência Médica serão desenvolvidos com 80 a 90% da carga horária anual sob a forma de treinamento em serviço e destinando-se 10 a 20% para atividades teórico complementares. Deve se respeitar o máximo de 60 (sessenta) horas semanais, nelas incluídas um máximo de 24 (vinte quatro) horas de plantão. O médico residente fará jus a um dia de folga semanal e a 30 (trinta) dias consecutivos de repouso, por ano de atividade.

Coordenador

Dr. Leandro Brust

Graduado em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul, Especialista em Clínica Médica pela Universidade de Caxias do Sul, Especialista em Oncologia Clínica pela Universidade de Caxias do Sul, Mestre em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul, Doutorado em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul, Cursando Especialização em Economia da Saúde pela Universidade Federal de Goiás, em parceria com o Ministério da Saúde, UFGRS e USP e Coordenador do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5231957029637287

Preceptores

Dr. Rafael Armando Seewald

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Clínica Médica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Especialista em Cancerologia Clínica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Mestrando no Programa de Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade do Vale do Taquari, Professor do Curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari, Responsável Técnico do Centro de Oncologia do Hospital Bruno Born, Assessor Técnico da Direção do Hospital Bruno Born e Preceptor do PRM em Oncologia Clínica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4782685740912865

Dra. Livia Brancher Gravina

Graduada em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul, especialista em Clínica Médica pelo Hospital Nossa Senhora de Pompéia e especialista em Cancerologia Clínica pelo Hospital Santa Rita da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. É Mestre em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde pela Universidade Luterana do Brasil. É preceptora do Curso de Medicina da UNIVATES e pós-graduanda em Predisposição Hereditária ao Câncer pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. No Hospital Bruno Born, atua como médica oncologista clínica, preceptora da Residência em Oncologia Clínica e pesquisadora em ensaios clínicos no Centro de Pesquisa Bruno Born.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2380967121261048

Dra. Gabrielle Lazzaretti

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas, Especialista em Clínica Médica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Especialista em Hematologia e Hemoterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Título de Especialista em Hematologia e Hemoterapia pela Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Preceptora do PRM em Oncologia Clínica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0430265676151907