No momento da internação, os pacientes e seus familiares muitas vezes não sabem como proceder. Abaixo seguem as orientações:
Documentos necessários para fazer a internação
Paciente Convênio
Além dos documentos acima citados, o paciente de convênio deve possuir:
Paciente SUS
Além dos documentos acima citados, o paciente SUS deve possuir:
Diárias
As diárias encerram às 10h. Após alta prescrita pelo médico, o paciente deve aguardar o Aviso de Saída e então liberar o quarto apresentando-se na Recepção. A permanência após esse horário incorrerá na cobrança de nova diária.
Internação
Uma vez recomendada a internação pelo médico, o paciente será encaminhado a um aposento. É importante que ele ou seus familiares tragam materiais de uso pessoal e de higiene como pijamas, sabonetes, pastas de dentes, escovas, toalhas e papel higiênico. As diárias encerram sempre às 10h de cada dia. Assim, o aposento deverá ser liberado entre 10h e 12h. Em caso de troca para outro quarto ou transferência para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), os familiares ou responsáveis devem comparecer no setor de internação para oficializar a mudança.
Alimentação do paciente e de seus acompanhantes
Cada paciente tem uma dieta prescrita pelo médico e acompanhada pela nutricionista. É aconselhável que a mesma seja obedecida. Os acompanhantes de quartos privativos que pernoitam no hospital recebem o café da manhã. O hospital dispõe também dos serviços de uma lancheria, que funciona no pátio externo.
Em caso de transfusão de sangue, como a família deve proceder?
Havendo necessidade de transfusão de sangue, a família deverá dirigir-se ao Banco de Sangue, no 3º andar. O Hospital também está à disposição para localização do médico responsável, sempre que necessário. Para isso contate o posto de enfermagem.
Serviço religioso
A capela do hospital fica no 3º andar. A pastoral da saúde está à disposição dos pacientes e seus familiares para prestar-lhes apoio e acompanhamento espiritual. A visita do padre ou pastor aos aposentos deverá ser solicitada no SAC-Serviço de Atendimento ao Cliente.
![]() |
sac@hbb.com.br |
![]() |
Fone: 51.3714.7500
0800.51.6444 |
![]() |
Av. Benjamin Constant, 881 Lajeado / RS |