Início >> Serviços >> Serviços HBB
Serviços HBB

Angiocath - Hemodinâmica

O Hospital Bruno Born possui um sistema de imagem de alta resolução, o que possibilita a realização de exames de cateterismo cardíaco e exames vasculares com maior precisão e eficiência. Sua excelente qualidade de imagem torna possível a realização de procedimentos de alta complexidade tais como: angioplastias, implantação de "stents" coronarianos e periféricos, exames e intervenções vasculares cerebrais, embolizações de aneurismas, oferecendo melhores resultados, recuperação mais rápida e maior segurança para o paciente. Na Angiocath é possível realizar estudo eletrofisiológico do sistema elétrico do coração, diagnóstico e ablação com curas de arritmias, colocação de próteses endovasculares e implante de marcapasso cardíaco. Em 2010 foram realizados 2.188 procedimentos e 230 cirurgias cardíacas com uma média de 100 municípios atendidos.

Informações: 51.3748.6859

Atendimento 24H

Fundado em 2002, o Atendimento 24 Horas do Hospital Bruno Born oferece atendimento  ininterrupto a pacientes conveniados e particulares, com a dedicação e a competência de sua equipe assistencial e precisão garantida por recursos tecnológicos. O serviço possui uma equipe de plantão permanente, constituída por médicos da área clínica, contando também com o apoio de especialistas em praticamente todas as áreas.
Informações: 51.3714.7565

Centro Cirúrgico

O Centro Cirúrgico Dr. Roberto Fleischhut é o maior entre os hospitais de seu segmento na região e pode ser comparado aos melhores dos hospitais da Capital do Estado. Está equipado para procedimentos cirúrgicos dos mais diferentes níveis de complexidade, desde cirurgias ambulatoriais até as cardíacas e transplantes. Aliando competência e eficiência, o Centro Cirúrgico Dr. Roberto Fleischhut traz para a região a última palavra em tecnologia e reúne a melhor equipe de profissionais nas mais diversas especialidades, atuando de forma dinâmica e integrada. Tudo para oferecer o melhor para a sua saúde em um só lugar.

Centro Obstétrico

Os constantes investimentos em tecnologia, instalações e na qualificação de seus recursos humanos, vem consolidando a imagem de um hospital completo, voltado a suprir todas as demandas na área da saúde. Compreendendo uma área física de 350m², o Centro Obstétrico Dr. Waldir Nöthen conta com camas obstétricas, berços aquecidos e aparelho cardiotocógrafo, numa estrutura gerenciada por mais de 30 profissionais das áreas médicas e de enfermagem que se revezam em plantões de 24 horas.

Central de Convênios

A Central de Convênios é um serviço oferecido às prefeituras da região do Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo e aos sindicatos. Por meio de um convênio firmado entre o Hospital e a prefeitura ou o sindicato, disponibilizam-se consultas com especialistas, exames e procedimentos cirúrgicos. Estas parcerias objetivam o atendimento integral e humanizado aos pacientes de toda a região dos Vales.

Central de Marcação de Exames

O Hospital disponibilza para a comunidade a Central de Marcação de Exames, que tem como objetivo agilizar o agendamento de exames para os pacientes. A Central agenda exames de mamografia, densitometria óssea, ecografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, consultas pela central de convênios, litotripsia e raio X funcionando como um centro de atendimento telefônico, através do número (51) 3714-7590.

Densitometria Óssea

Serviço que avalia a densitometria mineral óssea para o diagnóstico precoce e posterior do acompanhamento do tratamento da osteoporose. Contando com o aparelho Lunar DPX-IQ, disponibilizando a análise de colo femural, coluna e antebraço, associados ou isoladamente.

Horário de atendimento
7h às 18h sem fechar ao meio dia

Telefone para agendamento
(51) 3714-7590

Ecografia

O Serviço de Ecografia oferece os exames obstétricos, vasculares e músculo-esquelético. Também são realizados exames intervencionistas - biópsia de próstata, punção de mama, tireóide, cistos renais, drenagem de abscessos, ecocardiografia e ecocardiografia fetal. Possui um avançado ultra-som, com Doppler colorido de amplitude espectral, e é integrado por profissionais qualificados, o que assegura precisão diagnóstica e segurança.

Horário de atendimento
8h às 17h

Telefone para agendamento
(51) 3714-7590

Endoscopia e Colonoscopia

A Endoscopia e a Colonoscopia são um método de investigação de doenças do esôfago, estômago e intestinos. Permite visualizar a mucosa (revestimento interno) do tubo digestivo, e realizar detalhada avaliação, assim como coletar material ou mesmo realizar pequenas cirurgias.

FUNDEF

A Fundação foi instituída no Hospital Bruno Born e atende pacientes de malformações crânio-faciais, em especial os portadores de fissuras lábio-palatais. A reabilitação destes pacientes é realizada através de um programa de tratamentos que envolve etapas de cirurgia e terapias. A Fundef conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais que atuam nas áreas de: cirurgia, pediatria,enfermagem, fonoterapia, fisioterapia, psicologia, otorrinolaringologia, odontologia, ortodontia, cirurgia buco-maxilo-facial e assistência social.

Visite o site da instituição
www.fundef.org.br

Telefone para contato
(51) 3714-3711

Litotripsia

O serviço de Litotripsia Extracorpórea conta com o aparelho para fragmentação de cálculos renais sem cirurgia, por onda de choque, modelo TRIPTER LITHOREX 2000.

Telefone para contato
(51) 3714-7500

Mamografia

O Hospital Bruno Born conta com um Serviço de Mamografia equipado com o aparelho SIEMENS MAMOMATT 3000, de alta resolução para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Além disso, esta moderna aparelhagem permite a localização e marcação pré-cirúrgica de lesões suspeitas de câncer de mama, método cientificamente denominado estereotaxia. O nível técnico do serviço e dos profissionais desta unidade do hospital colaboraram para a construção de um serviço que serve de modelo para todo o Rio Grande do Sul.

Horário de atendimento
08h às 17h30min

Telefone para agendamento
(51) 3714-7590

Medicina Nuclear

A Medicina Nuclear do Hospital Bruno Born utiliza técnicas modernas para formar imagens do corpo e tratar algumas doenças. Essas imagens refletem o funcionamento dos órgãos e fornecem informações que não podem ser obtidas de outra forma. Seus exames podem diagnosticar anormalidades na função ou estrutura de um órgão, possibilitando um diagnóstico e tratamento precoce.

Entre os principais exames destacamos, os do coração para avaliar angina, estratificação de risco pós-infarto, avaliação de síndromes coronarianas agudas, avaliação pré e pós revascularização miocárdica (cirurgia ou cateterismo), cintilografia óssea, renal, cerebral, além da tireóide. Também realizamos tratamento de hipertireoidismo e da dor óssea em pacientes com câncer metastático (samário).

Horário de atendimento
8h às 12h - 13h às 18h

Telefone para contato e agendamento
(51) 3714-7591

Emergência 24H

“Define-se por URGÊNCIA a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata”.

“Define-se por EMERGÊNCIA a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente à vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento imediato”.

Atendendo a casos diversos de urgência e emergência de todo o Vale do Taquari, o Pronto Socorro 24 horas do Hospital Bruno Born presta, em média, 3.000 atendimentos/mês. Com uma estrutura de mais de 900m2, possui unidades para observação, suturas, atendimentos a queimados, gesso, consultórios médicos para adultos e crianças e salas para politraumatizados, paradas cardíacas, entre outras.

OPO - Organização de Procura de Órgãos e Tecidos

A OPO é um órgão executivo da Comissão Nacional de Transplantes de Órgãos e Tecidos, suas atividades estão estabelecidas em observância à legislação vigente sobre transplantes de órgãos e tecidos do corpo humano (vivo ou morto), com fins terapêuticos e científicos. A OPO tem como objetivo exercer atividades de identificação, manutenção e captação de potenciais doadores para fins de transplantes de órgãos e tecidos no âmbito de atuação da OPO designada pela Secretaria de Estado da Saúde (Central de Transplantes); divulgação da política de transplantes de órgãos e tecidos de modo a conscientizar progressivamente a comunidade interna e externa, sobre sua importância; interação permanente com as áreas potenciais de doação e equipes de transplantes, trabalhando sempre em parceria com a CIHDOTTs (Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos). A OPO funciona ininterruptamente tendo suas atividades centradas na atuação do Enfermeiro de Plantão. Em outubro de 2010 o serviço foi criado e iniciou suas atividades com sede no Hospital Bruno Born, Lajeado.

Esclareça suas dúvidas sobre Doação de Órgãos e Tecidos

1. O que devo fazer para ser doador de órgãos e tecidos?
    É preciso comunicar sua decisão à família, deixando claro esse desejo, pois são eles que decidirão sobre a doação.
2.Que tipo de doadores existem?
Doador vivo: é qualquer pessoa saudável que concorde com a doação. É possível doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. Pela lei, parentes até 4º grau e cônjuges podem ser doadores. Quem não é parente, somente com ordem judicial.
Doador falecido: são pacientes em UTI, com morte encefálica, geralmente vítimas de traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral). A retirada de órgãos é realizada em um centro cirúrgico como qualquer cirurgia. As córneas e a pele podem ser retiradas até 06h após a parada cardíaca.
3. Quais órgãos e tecidos podem ser obtidos de um doador falecido?
    Coração, pulmão, fígado, pâncreas, intestino, rim, córnea, veia, artéria, pele e osso.
4. Para quem vão os órgãos e tecidos doados?
    Os órgãos e tecidos doados vão para as pessoas que necessitam de um transplante e estão aguardando em uma “lista de espera única”, definida pela Central de Transplantes da Secretaria da Saúde.
5. Após a retirada o corpo fica deformado?
    Não. O procedimento de retirada dos órgãos e tecidos é igual ao de uma cirurgia, logo, o doador poderá ser velado normalmente.
6. Somente pessoas jovens podem doar órgãos e tecidos?
    Não. A idade não é um fator limitante para a doação de órgãos e tecidos. Pode limitar para órgãos como pâncreas, coração e pulmão, mas uma pessoa acima de 70 anos, por exemplo, pode doar rins, fígado, córneas e pele.
7. Quem teve hepatite pode ser um doador?
    Sim. Quem teve hepatite e está curado pode ser um doador de órgãos. Existem pessoas aguardando pelo transplante que também tiveram a doença e poderão ser receptores.
8. O que é morte encefálica?
    É a morte do cérebro incluindo o tronco cerebral, que desempenha funções vitais como o controle da respiração. Embora ainda haja batimentos cardíacos, a pessoa com morte cerebral não pode respirar sem os aparelhos e o coração não baterá por mais de algumas horas. Por isso, a morte encefálica caracteriza a morte do indivíduo.
9. Morte encefálica é o mesmo que coma?
    Não, a morte encefálica é diferente do coma. No coma, as células cerebrais continuam vivas, executando suas funções. Na morte encefálica, as células nervosas estão sendo rapidamente destruídas, o que é irreversível.
10. Como ter certeza do diagnóstico de morte encefálica?
    Não existe dúvida quanto ao diagnóstico, ele é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina. Dois médicos de diferentes áreas fazem exames no paciente por mais de uma vez, além da realização de um exame de imagem para confirmar a morte do cérebro.


DOAÇÃO DE CÓRNEAS - PERGUNTAS FREQUENTES

1.     O que é transplante de córneas?
    É a substituição de uma córnea doente por uma sadia, doada poroutro ser humano já falecido. Ela permite que as pessoas que tenham uma deficiência visual por problemas da córnea recupere a visão.
2.  O que é córnea?
    É um tecido transparente, sem vasos sanguineos, com superfície fisa e brilhante, que se assemelha a um vidro de relógio. Tem por função proteger o olho e prover condições ópticas para focar uma imagem nítida na retina.
3.     Quais as pessoas que precisam de um transplante de córneas?
    Aquelas que têm alguma deformidade ou perda da transparência, impedindo a visão normal e fazendo com que essas pessoas tenham deficiência ou cegueira.
4.  Quem pode ser doador de córneas?
    Toda pessoa falecida entre 2 e 80 anos de idade, que não apresente infecção generalizada, hepatite B ou C ou AIDS e que sinta necessidade de ajudar o próximo.
5.  Pessoas que tenham qualquer deficiência de visão podem ser doadoras?
    SIM, se as córneas estiverem normais e transparentes. Mesmo cegos e pessoas que utilizam óculos e lentes de contato para corrigir defeitos da visão podem ser doadores.
6.  Como é feita a doação?
    Após a autorização familiar, a córnea poderá ser removida por uma equipe capacitada atá 6 horas após o óbito.
7.  O que você deve fazer para ser doador?
    Manifestar em vida a vontade de ser ajudar outras pessoas e ser doador. Converse com sua família deixando claro seu desejo. A vontade é sua. A decisão será deles.
8.    Como são distribuídas as córneas?
    São distribuídas pela Central de Transplantes do Estado, por meio de uma fila única.
9.    Se alguém quiser, pode doar córneas para uma pessoa determinada?
    NÃO. A doação não pode ser dirigida e respeita-se a fila única existente. Quem coloca o paciente em lista de espera é seu médico oftalmologista. O tempo de espera aproximado para um transplante de córneas é de 1 ano.
10.  Existem objeções religiosas com relação à doação?
    NÃO. As diferentes religiões aprovam a doação como um ato humanitário.


Baixe o Manual OPO aqui.

Horário de Atendimento
Segunda a Sexta 8h às 17h

Contato
(51) 3714.7500 ramal 353 / (51) 9685.2573
opo6@hbb.com.br

Quimioterapia

O Serviço de Quimioterapia do Hospital Bruno Born conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos oncologistas, hematologistas, enfermeiros, psicóloga, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, farmacêutico objetivando atender o paciente na integralidade. É um tratamento médico que utiliza a introdução de substâncias químicas na circulação sanguínea para controlar processos celulares. É indicado para doenças relacionadas com a multiplicação e mutação de células, em particular o câncer.

Horário de atendimento
7h às 18h (sem fechar ao meio dia)

Telefone para contato e agendamento
(51) 3714-7558

Tire todas as suas dúvidas quanto a serviço de quimioterapia do Centro de Oncologia Bruno Born Clique aqui

Radiologia

O Serviço de Radiologia do Hospital Bruno Born conta com sete equipamentos de Raios X Digital, sendo três portáteis. Atualmente, esta unidade realiza, em média, 4.500 exames/mês, entre eles exames simples e todos os tipos de contrastados.

Horário de atendimento
7h30min às 18h (sem fechar ao meio-dia)

Telefone para contato e agendamento
(51) 3714-7590

Radioterapia

O Serviço de Radioterapia do Hospital Bruno Born está equipado com equipamento de última geração, oferecendo tratamentos radioterápicos com a mesma tecnologia disponível em outros hospitais brasileiros e do exterior, o que determina o serviço como Centro de Referência.O Hospital conta com um acelerador Linear Clinac 2100C que emite radiação ionizante tipo “Dual Energy” que quando direcionados para a área a ser tratada, protege os tecidos normais e concentra a radiação na área afetada.

Para calcular e planejar os tratamentos radioterápicos, o Serviço de Radioterapia conta com Eclipse – Sistema de Planejamento Computadorizado Tridimensional. Este sistema é fundamental, pois permite a visualização e a definição precisa da dose de radiação a ser utilizada. Os órgãos e estruturas anatômicas são demarcados com o auxílio de Tomografia Computadorizada, e a visão tridimensional permite avaliar ponto a ponto a distribuição da dose nas áreas de interesse.

Horário de atendimento
7h às 19h30min (sem fechar ao meio dia)

Telefone para contato e agendamento
(51) 3714-7599

Ressonância Magnética

O Serviço de Ressonância Magnética, conta com um equipamento denominado Magnetom Concerto Siemens, de “Campo Aberto”, sendo um método de investigação por imagem moderno, preciso, sem radiação e que possibilita examinar os pacientes com imagens seccionais das áreas de interesse sem a necessidade de permanecer em ambiente fechado, para o melhor conforto destes, principalmente, para os que sofrem de claustrofobia.

Atualmente é um método de diagnóstico importante na investigação de patologias nas mais diversas especialidades médicas.

Horário de atendimento
8h às 12h - 13h30min às 18h

Telefone para contato e agendamento
(51) 3714-7590

Tomografia Computadorizada

É um exame que possibilita a visualização de imagens de alta qualidade de qualquer parte do corpo humano. O exame é rápido e com diagnóstico preciso. Através dele é possível estudar estruturas muito pequenas, como detalhes do cérebro, por exemplo. Com os aparelhos disponíveis no Hospital Bruno Born, é possível realizar exames de crânio, coluna cervical, lombar e dorsal, articulações, tórax, seios da face, abdominal entre outros de alta resolução.

Horário de atendimento
7h às 18h sem fechar ao meio dia

Telefones para agendamento
(51) 3714-7590

UTI Adulto

A Unidade de Tratamento Intensivo Adulto do Hospital Bruno Born dispõe de doze leitos de internação. Atendendo a população do Vale do Taquari e Rio Pardo, este é um centro especializado para o tratamento de pacientes em estado grave, que necessitam de acompanhamento 24 horas por dia. Devido aos modernos recursos técnicos e à qualificação da sua equipe de profissionais, este centro, atualmente, tem condições de enquadrar-se como Unidade de Nível II, segundo normatização do Ministério da Saúde.

Horário de visita
10h30min às 11h
16h às 16h30min
20h30min às 21h

UTI Pediátrica e Neonatal

A Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal, criada no ano de 1993, atende crianças dos zero aos treze anos de idade, tendo disponíveis para internações 07 leitos de Cuidados Intensivos.

O Atendimento às crianças e suas famílias, segue as diretrizes governamentais da Humanização Hospitalar, da Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso (Método Mamãe Canguru) e a de Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno.

“Cada criança que nasce, é a certeza que Deus, não deixou de acreditar no homem.”
(autor desconhecido)

Horário de visita
17h às 17h30min

 
Copyright © 2010 Hospital Bruno Born - www.hbb.com.br - Dr. Cláudio André Klein - Diretor Técnico CRM-RS 13460